Curso de Missiologia 2010: Sábado

O último dia do Curso de Missiologia 2010 começou com uma Tertúlia Missionária: Uma boa maneira de pôr os cursistas a partilhar vivências, experiências de Missão, projectos, expectativas, medos, ... A partilha enriquece sempre e o Curso  de Missiologia é, por si mesmo, um 'caldo de cultivo'  que permite e estimula  fazer uma releitura da caminhada missionária de cada um, à luz do que ali se recebe  e aprende. A Ir. Sofia e o seminarista João Batista animaram e motivaram essa partilha.
Em seguida fez-se a avaliação do CM2010, por escrito. Nas palavras do director do Curso nos últimos 6 anos, o Missionário da Consolata Pe Albino Brás, "não se trata tanto de avaliar apenas por dizer algo," mas de "constatar os aspectos mais e menos conseguidos", de forma que a partir das avaliações dos alunos, se vá  "sempre melhorando, de ano para ano, este Curso que já é considerado de grande qualidade, em todos os itens".
No intervalo que se seguiu partilhamos com os finalistas um saboroso bolo. Nem as dietas resistiram! 
Na Eucaristia de conclusão do Curso, presidida, como habitualmente, pelo Pe Durães Barbosa, presidente das OMP (Obras Missionárias Pontifícias), os 7 finalistas receberam os seus merecidos diplomas. Ficaram ainda os agradecimentos, tanto de parte do Pe Alberto Silva, presidente do IMAG, (Institutos Missionários Ad Gentes) assim como do Director do Curso, a toda a equipa que continua a tornar possível a realização deste Curso de Missiologia. 
O Pe Durães, que na homilia tinha apresentado uma breve história do CM, desde os seus inícios, quando ainda decorria na Universidade Católica, em Lisboa, e, constatando uma diminuição dos participantes de 2009 para 2010,   lançou um desafio a cada um dos presentes, que agora concluem o primeiro ano do ciclo bienal: que no próximo ano tragam mais um.
Já em tempo de despedidas o grupo ainda se juntou para a foto de família.

Albino Brás
Foto: Olly


Saiba mais: [1]