quarta-feira, 29 de agosto de 2012

«Laicado sente-se parte ativa da Igreja»

 A forte participação de leigos no Curso de Missiologia, que decorre em Fátima, é vista como um sinal de que o laicado está a redescobrir a riqueza do batismo e a sentir a dimensão missionária da Igreja.

O esforço dos Institutos Religiosos para tornar visível o rosto missionário da Igreja parece estar a dar frutos. Essa é a conclusão a que chega o presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), o padre Alberto Silva, perante o índice de participação de leigos no Curso de Missiologia, que está a decorrer no Seminário dos Missionários da Consolata, em Fátima, até sábado, 1 de setembro.

«A fé aumenta-se e gera vida quando se dá». Neste sentido, a adesão de leigos à ação de formação teológica, é sinal de que «o laicado se sente parte ativa da Igreja e um indício que o batismo impele a ir mais além», disse o sacerdote à FÁTIMA MISSIONÁRIA, formulando o desejo que este dinamismo se estenda às celebrações do Ano da Fé, dos 50 anos do Concílio e ao Sínodo dos Bispos.

«Devemos todos mobilizar-nos e partilhar o grande tesouro que temos nas mãos, reavivando o dom que Deus nos deu. É preciso um novo ‘sim’ a Deus e uma evangelização com novos evangelizadores», adiantou o presidente do IMAG, numa referência à perda de valores, sobretudo no espaço europeu.

Segundo Alberto Silva, ao longo dos anos, a Europa foi construindo um mundo centrado no Homem, em que Deus passou a ser considerado como «um concorrente». Resultado: «a Igreja ficou muito individual e intimista». Agora, é urgente uma «renovação da fé», sobretudo nas camadas mais jovens ou nas comunidades migrantes. «A situação difícil atual não é só uma crise económica, é também uma crise de valores», ou seja, uma evidência de que «quando Deus está fora do nosso projeto, ele está falido», sublinhou o sacerdote.

O curso, promovido em conjunto pelo IMAG e as Obras Missionária Pontifícias, conta com 68 inscritos, sendo 46 do sexo feminino e 38 leigos. Ao longo desta semana, os participantes vão aprender ou reforçar os conhecimentos teológicos da missão, através de comunicações e testemunhos elaborados com base na Bíblia, história, espiritualidade e metodologia.

Francisco Pedro in www.fatimamissionaria.pt