Missões: Curso preparou católicos que vão para o estrangeiro e quem os apoia em Portugal


Lisboa, 04 set 2012 (Ecclesia) – O Curso de Missiologia que terminou sábado em Fátima formou católicos que vão para o estrangeiro anunciar a mensagem cristã e também quem nunca saiu de Portugal mas que se compromete no apoio os missionários.

“Há pessoas que se estão a preparar para partir, enquanto que outras recorrem à formação para integrarem a animação missionária nas paróquias”, ou seja, servindo como agentes de apoio aos leigos e religiosos em missão, explicou à ECCLESIA o padre Alberto Silva, presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG).

Os conteúdos do curso, divididos em dois anos, incluem “o sentido histórico”, as “práticas da missão” e a inculturação, ou seja, a adaptação da transmissão da mensagem à cultura local, além de noções de espiritualidade e fundamentação bíblica sobre a missionação.

A iniciativa organizada pelos IMAG e Obras Missionárias Pontifícias pretende que o missionário “não trabalhe apenas a nível de ideias mas seja sobretudo facilitador de encontros”: “O que mais desejamos é que todas as pessoas se encontrem com Cristo”.

As mulheres estiveram em maioria entre os mais de 60 participantes, dos quais dois terços eram leigos: “Há uma grande procura de preparação ao nível do saber e também de obtenção de instrumentos para partir ao encontro de novos contextos, para os quais não se pode ir de ânimo leve”, referiu.

Entre os alunos que nunca partiram para o estrangeiro estava Laura Borges, leiga de Mirandela pertencente à Liga Intensificadora da Ação Missionária, movimento inspirado na congregação dos Espiritanos: “A minha missão tem sido sempre em Portugal, de apoio aos missionários”.

A formação chegou também a religiosos de outros países destacados para Portugal, como a irmã Guadalupe Rosales, há oito anos a trabalhar no país.

“É enriquecedor ouvir as experiências dos outros missionários”, salientou a freira da congregação mexicana Filhas de Santa Maria de Guadalupe, que tem uma comunidade na Marinha Grande, Diocese de Leiria-Fátima, orientada para apoiar o pároco, especialmente na catequese.

A RTP-2 transmite esta quarta-feira, a partir das 18h00, uma reportagem do programa ECCLESIA sobre o Curso de Missiologia.

in Agência Ecclesia